quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Belo exemplo do Seu Geraldo

Estive na cidade vizinha de Leme/SP na tarde de terça-feira, 24, para participar de um evento na Escola Técnica Deputado Salim Sedeh, do Centro Paulo Souza.

Após quase duas horas de espera, os personagens principais do evento, o ex-governador e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual de Gestão Pública, Sidnei Beraldo, chegaram.

Mas, a espera valeu a pena. Lá, Alckmin anunciou a ampliação de nove salas de aula e três laboratórios da escola técnica, tendo capacidade para atender perto de dois mil alunos. No discurso do ex-governador, pude perceber o seu entusiasmo com o Centro Paula Souza.

O caminho realmente é esse. Investimento em educação! Isso mesmo, investimento, pois quando o dinheiro é aplicado em educação, nunca é gasto, mas sim investimento.

Parabéns ao governo estadual por investir e acreditar no ensino profissionalizante!

(Foto: Ademir Naressi - piracemafm.com.br)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

As duas crianças, a bola e o cão

Ontem eu olhava o quanto as pessoas precisam de pouco para serem felizes.

Em uma cena, duas crianças sem camisa e com aparência de vivenciarem situações econômicas complicadas, brincavam com um pequeno cachorro e uma bola muito velha, e nem redonda ela era mais. Os meninos chutavam-na um para o outro e o cão tentava pegar a "redonda".

E, no semblante daqueles inocentes, pelo menos naquele momento, eu vi muita alegria e me peguei refletindo de que as vezes nós temos tanto, e não damos valor. Sempre estamos reclamando, e nunca achamos que os nossos pertences são suficientes.

Parei, olhei..., e pensei muito. Seríamos muito mais felizes se olhassemos com mais carinho ao nosso redor, valorizando as nossas relações e nos desprendendo dos valores materiais.
Um minuto analisando a cena das duas crianças, da "bola" e do cãozinho. Quantos ensinamentos...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O empreendedorismo e as cidades

Nesta terça-feira (18) fui participar de um evento organizado pelo Sebrae na cidade de Araraquara. O tema principal foi apresentar experiências de aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, lei desenvolvida pelo Sebrae e adaptada por alguns municípios.

Mais uma vez, fiquei entusiasmadíssimo, principalmente, com a exposição do ex-prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges. Ele falou de forma tão clara e empolgante sobre a transformação que Santa Fé vivenciou, em especial com o desenvolvimento do empreendedorismo.

Isso só vem a confirmar uma das minhas bandeiras na Câmara Municipal, fazer de Pirassununga uma cidade empreendedora.

Pensar na atualidade, mas no futuro também, ensinando nossas crianças desde pequenas a tomar gosto pela ousadia empreendedora, ter capacidade de criar coisas novas, e ter um diferencial na hora de decidir o que fazer da vida.

É, o Brasil tem jeito. O futuro de nossas crianças dependem das nossas ações como homens públicos. Eu estou fazendo minha parte!

domingo, 15 de novembro de 2009

A orquestra e as crianças.

Na sexta-feira, 13, um fato marcante presenciei. E, não foi nada de ruim não, mesmo que aqueles superticiosos dizem para nem saírmos de casa em uma sexta-feira, 13.

Fui surpreendido por um momento de beleza estonteante em meio aos 40 graus, ou mais, que fazia no salão social do Cefe Presidente Médici naquela tarde em Pirassununga.

Entre várias apresentações, o momento especial ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Pirassununga, especialmente organizada para a Presidente da Ong "Arte sem fronteiras", professora Mônica Serra.

Mas, além da ilustre presença da primeira dama do Estado, o que chamou atenção foram as mais de duzentas crianças e jovens que assistiam impressionados os músicos de tão fina estirpe com um repertório clássico e envolvente. As crianças acompanhavam em silêncio e atentas o desempenho da Orquestra. Indaguei-me, o que será que passava na cabeçinha daqueles inocentes? Com toda a certeza coisas positivas.

Apesar do calor, consegui pensar um pouco na importância da música para todos, em especial para aquelas crianças. Elas estavam hipnotizadas com a beleza dos instrumentos, com o profissionalismo dos músicos.

Na minha conclusão, percebi que nem tudo está perdido. Dê oportunidades para as crianças que a próxima geração será muito melhor que a atual.

Não é difícil, basta vontade de todos!

Que calor fez naquela tarde!

sábado, 14 de novembro de 2009

O significado do ler e escrever

Escrever é uma dádiva. É bom poder externar pensamentos através das palavras. Gosto de ler coisas que não tem nada a ver comigo, só para entender as formas das palavras, e admirar as letras e as palavras. Todos os dias agradeço pela capacidade da leitura, da escrita e da interpretação.

As pessoas precisam sentir mais as palavras. Parar, entndê-las e escrever. Usá-las..., pois assim seremos uma nação mais próspera. As escrita e a leitura são a oportunidade mais rica que um indivíduo possui para ser feliz. Essa oportunidade de liberdade, é a chave da felicidade.

Vamos ler muito, escrever muito..., e, não guardar apenas para si mesmo... divulgue, leia e, simplesmente, escreva...

Faça isso com frequência, você vai gostar!

Ontem eu vi...

Ontem eu vi uma criança feliz...
Ontem eu vi passáros cantando...
Ontem ei vi o sol a brilhar...

Ontem eu vi uma criança pensativa...
Ontem eu vi uma árvore cinza...
Ontem eu vi a chuva chegar...

Ontem eu vi uma escola com crianças...
Ontem eu vi um cão na rua...
Ontem eu vi a lua iluminando...

Ontem eu vi a transformação...
Ontem eu vi a vida passando...
Ontem eu vi a pura educação...